(Fotos) Capoeira, teatro, cultura e alegria: Festival da Juventude Negra leva oficina para estudantes de Santa Maria
Na manhã desta quinta-feira (7), Santa Maria recebeu uma das atividades do Festival Itinerante da Juventude Negra com a realização de uma oficina especial de capoeira, ministrada pelo grupo Aruê. A atividade aconteceu das 10h às 10h40 e reuniu aproximadamente 50 estudantes da rede pública de ensino, que acompanharam atentos e participaram com entusiasmo.
O encontro fez parte da programação da etapa inicial do festival, que teve início no dia 6 de agosto e segue até o dia 9, com oficinas e apresentações culturais gratuitas em frente ao Instituto HDUN, na CL 205. A proposta do evento é valorizar e fortalecer as expressões culturais da juventude negra do Distrito Federal por meio de oficinas de teatro, dança e circo.
Durante a oficina, os alunos não só assistiram às demonstrações dos movimentos da capoeira como também interagiram com os artistas, experimentando os gestos e os ritmos da manifestação cultural afro-brasileira. Além de promover aprendizado, o momento gerou diversão, integração e reconhecimento da identidade cultural negra entre os jovens.
A iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-DF), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e do Ministério da Cultura, com realização do Instituto Bem Viver DF.
Tudo isso aconteceu durante a oficina de Teatro, conduzida pela professora Fernanda. De forma lúdica e envolvente, os alunos exploraram sons e movimentos a partir de dinâmicas orientadas pela educadora, vivenciando atividades que estimularam a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em grupo.